Mercado

Como evoluiu o uso de sementes transgênicas no Brasil e EUA?

O Farmnews apresenta a evolução do uso de sementes transgênicas na agricultura do Brasil e Estados Unidos.

No caso do Estados Unidos, os agricultores adotaram sementes transgênicas desde sua introdução comercial, há cerca de 20 anos atrás, apesar de seus preços tipicamente mais altos que as sementes convencionais.

Os agricultores norte-americanos destacam, como motivadores de uso das sementes transgênicas, o fato haver hoje culturas tolerantes a herbicidas específicos que anteriormente destruíram a cultura juntamente com as ervas daninhas alvo.

Do total de variedades de sementes transgênicas no país, atualmente elas representam cerca de 94% da área de algodão, 94% da área de soja e 92% da área de milho plantada em os Estados Unidos.

E por aqui, no Brasil, o cenário não é diferente.

A utilização de sementes transgênicas tem sido cada vez mais presente nas lavouras brasileiras, seja pelo menor custo de produção ou pela praticidade no manejo das culturas.

Na safra 2016/17, essa tecnologia deverá ser observada em 49 milhões de hectares. Isso significa que as sementes transgênicas estarão em 93,4% da área total onde são produzidos soja, milho (verão e inverno) e algodão no país, de acordo com a previsão da consultoria Céleres, especializada na análise do agronegócio. O aumento em relação à safra 2015/16 passa de 7%.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Por aqui, é na da soja que se observa a maior presença de sementes transgênicas, chegando perto de 100%.  Segundo a Céleres, a soja deverá totalizar 32,7 milhões de hectares, que equivalem à adoção de 96,5%.

De uma safra para a outra, o crescimento registrado é estimado em 4% e para se ter uma ideia de como essa tecnologia vem sendo mais utilizada ao longo dos anos, na safra 2003-2004, quando o plantio foi regulamentado, a adesão era de 22,1% do total de terras onde a soja era cultivada.

E você sabia que os produtores brasileiros pagam, em média, 86% mais caro por insumos? Esse custo mais alto dos insumos acontece em virtude da carga tributária e burocracias associadas à importação de máquinas, fertilizantes, defensivos e demais produtos necessários para a produção. Clique aqui!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo