Mercado

ABIEC e ABPA destacam as perdas no setor de carnes

A greve dos caminhoneiros está impactando o setor de carnes em todo o país neste final de maio de 2018!

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou uma nota informando que as greves de caminhoneiros estão impactando diretamente o setor de carnes em todo o país.

Segundo as Associações, 129 unidades produtivas das empresas associadas de carnes bovina, suína e de aves estão paralisadas, com previsão de que, nos próximos dia (até dia 25 de maio), mais de 90% da produção de proteína animal seja interrompida caso a situação não se normalize, somando mais de 208 fábricas de diversos portes paradas no Brasil.

“Com os bloqueios nas rodovias, que impedem o acesso dos insumos necessários à produção e impossibilitam o escoamento de alimentos, deixaram de ser exportadas 25 mil toneladas de carne de frango e suínos, o equivalente a uma receita de US$60 milhões que deixa de ser gerada para o país. No caso da carne bovina, são cerca de 1200 containers que deixam de ser embarcados por dia”, afirma a nota.

Ainda segundo a ABIEC, mais de 85 mil funcionários das indústrias e cooperativas de proteína animal de diversos portes estão com as atividades suspensas nas unidades produtivas. Da mesma forma, os diversos fornecedores de insumos também estão sendo impactados.

“Com as paralisações, os estabelecimentos menores e de cidades pequenas ou regiões metropolitanas estão com o abastecimento comprometido. Essa dificuldade pode atingir os grandes centros nos próximos dias”, afirma.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O setor de carnes emprega mais de 7 milhões de pessoas e é responsável pela produção de mais de 25 milhões de toneladas de alimento ao ano.

A ABIEC e a ABPA ressaltam que o movimento é um direito da categoria, “mas reafirmam a importância da manutenção do transporte de alimentos para a população. As consequências já ganharam contornos graves e o setor produtivo entende que é necessário que sejam tomadas as devidas medidas por parte dos governantes para que a situação seja sanada o quanto antes.”

A expansão das áreas de produção de alimentos ao redor do mundo deverá continuar nas próximas décadas? Clique aqui e confira!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo