Indicadores

Competitividade do boi gordo frente ao suíno segue aumentando em 2023

No início de 2023 a competitividade do boi gordo em relação ao suíno segue aumentando.

Isso porque no acumulado desde o início de 2022, até a parcial de fevereiro de 2023, o preço do suíno vivo (Cepea, SP) apresentou alta maior que a observada para o boi gordo no mesmo período. Aliás, ao longo desse período, enquanto o suíno valorizou, o preço do boi gordo caiu, como destaca a primeira Figura.

A Figura ilustra a variação diária acumulada do preço do boi gordo (Cepea) e do suíno vivo (Cepea, SP), entre 2022 e a parcial de 2023.

competitividade do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

Entre o início de 2022 e a parcial de fevereiro de 2023 (dia 14), o preço do boi gordo (Cepea) acumulou queda de 10,0%, enquanto a alta do suíno vivo foi de 29,5% no mesmo período.

O fato é que, com a maior valorização do suíno frente ao boi gordo, a diferença de preço entre eles diminui, reduzindo também o indicador que mede relação entre o preço do boi gordo e do suíno, como mostram os dados da segunda Figura. E é importante reforçar também que a queda na relação de preço do boi gordo e do suíno reflete na maior competitividade dos bovinos.

A Figura abaixo mostra a relação do preço do boi gordo (Cepea) e do suíno vivo (Cepea, SP), anbos avaliados em Reais por kg, entre janeiro de 2021 e janeiro de 2023.⁷

competitividade do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A relação de preço do boi gordo e do suíno, ambos avaliados em Reais por kg, foi de 2,64 na parcial de fevereiro de 2023, o que indica que o preço do boi gordo foi 2,64 vezes mais caro que o suíno vivo.

O valor observado em fevereiro de 2023, de 2,64 foi o menor para o mês de fevereiro ao longo dos últimos 2 anos e um dos mais baixos ao longo da série, iniciada em 2021. E é importante lembrar que em fevereiro de 2022 o indicador alcançou o maior valor da série, de 4,14, mostrando que naquela ocasião o preço do boi gordo foi 4,14 vezes mais caro que o suíno vivo.

A queda na relação do preço do boi gordo e do suíno indica uma maior competitividade do boi gordo.

E a competitividade do boi gordo segue melhorando frente aos anos anteriores também quando comparado ao frango e, nesse aspecto, clique aqui e confira os dados relação de preço do boi gordo e do frango!

O preço do boi gordo voltou a ser cotado acima de R$300,0 por arroba na parcial de fevereiro (13), o que não era observado há quase 2 meses. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo