Mercado

Ágio da carne bovina frente ao boi gordo em 2018

O Farmnews apresenta dados do ágio da carne bovina no atacado frente ao preço do boi gordo em 2018, até novembro.

Usamos o termo ágio da carne bovina frente ao boi gordo porque especificamente em outubro e novembro o preço da carne bovina no atacado esteve acima dos preços do boi gordo. Mas claro, como iremos apresentar, a relação de preços da carne bovina e do boi gordo resulta tanto em ágio e deságio.

Nesse caso falamos em ágio quando a carne bovina no atacado supera os preços do boi gordo e deságio no cenário oposto de preços.

E cabe ressaltar que o mais comum é justamente o deságio dos preços da carne bovina no atacado em relação ao boi gordo. Em 2018, dos 11 meses avaliados até o momento, 7 deles foram apurados deságio e em 4 deles ágio da carne bovina frente ao boi gordo.

O fato é que a diferença de preços entre a carne bovina no atacado, calculado com base nos dados do IEA – Instituto de Economia Agrícola e o preço do boi gordo, segundo indicador Cepea/Esalq, ficou positiva pelo segundo mês consecutivo em novembro. Aliás, o mesmo ocorreu em junho, quando os preços da carne no atacado superaram os preços do boi gordo (Tabela abaixo).

A Tabela a seguir apresenta os dados de preço médio da carne bovina no atacado, expresso em arroba de carne e o preço do boi gordo, avaliado em arroba, entre janeiro e novembro de 2018.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

ágio da carne bovina

Na parcial de 2018, até novembro, o preço médio da carne bovina no atacado foi de R$143,99 por arroba, valor bastante próximo da média de preços do boi gordo no mesmo período (R$144,52 por arroba).

Apesar da proximidade dos valores da carne bovina no atacado e do boi gordo na média anual, ao longo dos meses houve variação de um ágio do preço da carne frente ao boi gordo de 4,8% e um deságio de -3,8%.

O Farmnews apresenta dados da expectativa de consumo de carne bovina nos principais países consumidores na América do Sul. Clique aquiO Farmnews destaca também alguns dos benefícios do consumo de carne bovina! Clique aqui e saiba mais do assunto!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo