Ágio do bezerro: como está o poder de compra na reposição?

O Farmnews destaca o comportamento do ágio do bezerro em relação ao boi gordo nos últimos anos.
A Figura abaixo ilustra a variação acumulada no preço do bezerro desde 2006.

A alta acumulada no valor do bezerro, desde 2006, está próxima de 245,0%, o que sugere um ganho anual médio em torno de 22,0%. Contudo, nos últimos meses o preço do bezerro mostra sinal de enfraquecimento.
Após uma forte alta verificada a partir de 2013, o valor atual do bezerro é inferior ao praticado no mesmo período dos dois últimos anos.
A tendência de preço do bezerro é de baixa, favorecendo a queda do ágio do bezerro em relação ao boi gordo e aumentando o poder de compra na reposição.
O maior patamar de ágio do bezerro em relação ao boi gordo ao longo de toda essa série histórica foi em 2015 (Figura abaixo), quando o indicador atingiu valores acima de 45,0%.
Em outras palavras, o preço da arroba do bezerro chegou a valer 45,0% a mais que o preço da arroba do boi gordo.
O interessante é que na média dos anos anteriores o ágio do bezerro esteve próximo de 25,0%. Variando entre valores mínimos próximo a zero (em meados de 2006), quando o valor da arroba do bezerro esteve próximo do boi gordo, até a patamares máximos, como observado em 2015.

O fato é que em 2016 o ágio do bezerro em relação ao boi gordo diminuiu, aumentando o poder de compra daqueles que repõem o rebanho no mercado.
Os dados recentes mostram uma maior estabilidade dos preços do boi gordo comparado ao bezerro, que desvalorizou nos últimos meses.
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br, que oferece um ambiente de controle de rebanho e de gestão da pecuária de corte. Cadastre-se e confira um modo simples e prático de gerir seu negócio com a Farmlogics!