Mercado

Ágio do bezerro sobre o boi gordo e o poder de compra do pecuarista!

O Farmnews apresenta a relação de preços do bezerro e o boi gordo, ou seja, do ágio do bezerro sobre o boi gordo nos últimos anos.

A Figura a seguir ilustra o comportamento histórico do ágio do bezerro sobre o boi gordo e a respectiva evolução dos preços de ambos, bezerro e boi gordo, segundo dados do Cepea/Esalq.

 

ágio do bezerro
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Ao longo desses mais de 10 anos de história, o ágio do bezerro sobre o boi gordo oscilou entre a máxima acima de 45% em 2015 e a mínima abaixo de 5% em 2006.

Em 2017 (até outubro) esse ágio está em cerca de 21,0%, pouco abaixo da média apurada desde 2006, de 23,8%.

A queda no ágio do bezerro em relação ao boi gordo indica uma melhora na relação de troca. Em outras palavras, um maior potencial de compra de bezerros a partir da venda do boi gordo.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E isso é o que temos observado nos últimos meses. Uma melhora no potencial de compra dos pecuaristas que necessitam repor o rebanho a partir da venda de um animal para abate.

Contudo, quando analisamos no longo prazo (desde 2006), vemos uma trajetória de queda na relação de troca de bezerros por boi gordo, indicando um menor poder de compra do pecuarista.

A Figura abaixo mostra a relação de troca de bezerros por boi gordo, ou seja, o potencial de compra de bezerros a partir da venda de um boi gordo.

 

ágio do bezerro
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

O interessante é avaliar que no início desta série histórica a relação de bezerros por boi gordo era próxima de 2,5 bezerros por boi gordo. Atualmente (2017) esta relação permanece, na maioria do tempo, abaixo de 2,0 bezerros por boi gordo.

O Farmnews também tem apresentado dados do consumo de carne bovina no Brasil e no mundo. Mas, ainda não havíamos preparado nada sobre a evolução do consumo per capita de carne bovina no País. Clique aqui e saiba mais do assunto!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo