Mercado

Ágio do bezerro frente ao boi gordo cai para menor valor desde 2019

O Farmnews apresenta dados do ágio do bezerro frente ao boi gordo entre janeiro de 2018 e a parcial de fevereiro de 2022.

Afinal, como evoluiu a relação do preço da arroba do bezerro em relação a arroba do boi gordo nos últimos anos?

Com o preço do boi gordo no maior valor nominal histórico e a cotação do bezerro mais distante do pico já observado para a categoria, a diferença de preço entre as arrobas diminuiu (Figura) nesse início de 2022. O fato é que em janeiro de 2022 o ágio do bezerro frente ao boi gordo foi de 19,7% e na parcial de fevereiro, até o dia 4, foi de 20,0%. Esses valores foram os menores desde novembro de 2019, quando uma arroba de bezerro foi, em média, 17,7% acima do preço médio da arroba do boi gordo (Cepea).

O preço da arroba do boi gordo em janeiro de 2022 alcançou maior patamar nominal da série do Cepea. Clique aqui e confira os valores médios mensais!

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal da relação de preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) e da arroba do boi gordo ( Cepea) entre janeiro de 2018 e a parcial de fevereiro de 2022.

A queda no ágio do bezerro frente ao boi gordo em janeiro e na parcial de fevereiro de aconteceu tanto pela alta do boi gordo como pela queda no preço da reposição.

Aliás o preço recorde do boi gordo de janeiro de 2022 aconteceu no mesmo mês em que a exportação de carne bovina do Brasil foi a maior para um mês de janeiro. Clique aqui e confira os dados de exportação de carne bovina do Brasil em janeiro, de 2012 a 2022!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O preço médio da arroba do bezerro, ao contrário do boi gordo, caiu no início de 2022. O valor médio de janeiro de 2022 foi de R$405,3 por arroba e no início de fevereiro, até o dia 4, foi de R$406,0 por arroba. Esses valores, observados tanto em janeiro como em fevereiro de 2022 foram os menores desde janeiro de 2021.

O Farmnews apresenta também os dados da importação de carne bovina do Brasil pela China em janeiro, entre 2016 e 2022. Clique aqui e confira os dados!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo