Mercado

Ágio do bezerro frente ao boi gordo, de janeiro de 2018 a outubro de 2020

O ágio do bezerro frente ao boi gordo em outubro de 2020 foi menor que o observado em 2019.

Apesar de ambos, bezerro e boi gordo alcançarem patamares recordes em 2020, o preço do bezerro tem acumulado alta superior ao do animal para abate, fazendo da relação de troca de bezerros por boi gordo em outubro de 2020 a menor para o período (clique aqui).

Pois é, apesar da relação de troca de bezerros por boi gordo ser a menor para o período em outubro de 2020, o ágio do bezerro frente ao boi gordo caiu na base mensal de comparação (Figura).

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do ágio da arroba do bezerro frente ao boi gordo e a respectiva comportamento de preços de ambas categorias, segundo indicador Cepea, de 2018 a parcial de 2020.

ágio do bezerro frente ao boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O ágio do bezerro frente ao boi gordo em outubro de 2020 de 31,6% foi menor que o apurado no mesmo período de 2019 (34,3%).

Essa queda do ágio do bezerro em relação ao boi gordo na base anual de comparação, mesmo com uma relação de troca no menor patamar histórico para um mês de outubro acontece porque o peso médio do bezerro aumentou no período. Clique aqui e confira a evolução mensal do peso médio dos bezerros comercializados conforme dados do Cepea.

O peso médio do bezerro em outubro de 2019, segundo dados do Cepea, foi de 185,8kg por cabeça, enquanto em outubro de 2020 o valor foi de 198,6kg por cabeça.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews apresenta os dados do preço médio do boi gordo, em valor nominal, de janeiro de 2015 a outubro de 2020. Clique aqui e saiba mais do assunto! Alias, o Farmnews apresenta dados que mostram se outubro é, de fato, o melhor mês para vender boi gordo. Afinal de contas quanto, em média, o preço de outubro supera o valor médio anual de cada ano e, em que meses do ano o boi gordo alcançou o pico de preços entre 2011 e 2019? Clique aqui e confira os dados!

Recebe os estudos do Farmnews no seu WhatsApp. Clique aqui!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo