Mercado

O que temos aprendido com o agronegócio em meio a pandemia?

Essa primeira metade de 2020 tem sido um ano de aprendizado, adaptações e também uma oportunidade para refletirmos sobre o agronegócio…mais uma vez.

Pois é, em um momento em que do dia para a noite a recomendação foi ficar em quarentena, claro, quando possível, começamos a refletir o real valor de muita coisa e de muitas profissões. Por falar nisso, o Farmnews ressalta o valor e o empenho dos profissionais do agronegócio em meio a crise da COVID-19 para garantir a produção de alimentos. Clique aqui!

E no agronegócio não foi diferente. Um setor tão criticado erroneamente e ainda sim responsável por boa pare dos dados positivos da economia do País, mais uma vez mostrou o seu valor. Claro e aí a estamos falando de uma parcela da população ainda desinformada, que não conhece o agro e sua trajetória em relação a segurança alimentar e sustentabilidade.

Aliás, os dados em meio a pandemia mostram que a produção animal não é a grande vilã para o meio ambiente, principalmente quando o assunto são os gases de efeito estufa. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Certamente que em todas áreas e circunstâncias sempre e importante evitar que o descuido de poucos seja refletida na generalização. E se em algum momento a ideia for generalizar, vamos generalizar pelo lado positivo.

Mesmo em meio a um cenário adverso, o agronegócio tem batido recorde de exportação e impulsionado a balança comercial do País.

Enquanto os preços das commodities fora do agronegócio despencou aquelas oriundas do campo seguem em ritmo forte de alta, o que reforça a importância do setor especialmente em momentos de crise. Clique aqui e confira o comportamento de preços das commodities agrícolas nos primeiros 6 meses de 2020.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Os brasileiros e a população mundial não podem e não vão parar de comer e em especial em um ano de forte desvalorização do Real, a demanda externa veio de modo intenso, principalmente dos chineses. E aqui vale destacar os números que mostram a participação chinesa nos principais produtos do agronegócio exportado entre 2019 e 2010, entre janeiro e maio, com destaque ao forte crescimento de demanda dos produtos de origem animal. Clique aqui e confira os dados!

E o interessante é resgatar um artigo do Farmnews (clique aqui) que fala justamente da importância dos principais produtores de alimentos na economia mundial. Antes os países que dominavam as fontes de energia reinavam quase absolutos como as grandes forças no cenário mundial. E com as novas tecnologias, fontes alternativas e a gradativa queda da importância do petróleo, as regras do jogo muito provavelmente serão cada vez mais outras. Isso porque quem produz alimento em quantidade e qualidade devem ganhar maior relevância como protagonistas daqui para frente. Bom, nem é preciso dizer qual País deve liderar esse processo, mas, para isso é cada mais importante que além da iniciativa pública, nosso governo apoie e forneça condições para o setor que, nosso povo de uma vez por todas passe a valorizar o campo e suas conquistas.

Vale lembrar também que a pandemia também vai mudar o mercado do varejo e, nesse sentido, o Farmnews apresenta alguns pontos importantes relacionados a COVID-19 e as tendências do mercado de alimentos. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo