Mercado

Uma arroba de boi gordo vale menos que 4 sacas de milho em junho

Em junho de 2019 uma arroba de boi gordo valeu menos que 4 sacas de milho após 2 meses.

O fato é que em junho o poder de compra do pecuarista caiu em relação ao potencial de compra do grão, a exemplo do que ocorreu com o bezerro (clique aqui).

Nesse aspecto, o custo do confinamento no 2° semestre de 2019 pode ser pressionado, para cima, frente a expectativa de alta no preço do milho. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Aliás, o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho foi o mais baixo em junho de 2019 em quase 2 anos. Tal fato pode pressionar ainda mais a margem da recria em 2019.

Pesquisador da Embrapa destaca decisões que impactam na lucratividade da recria e engorda. Clique aqui e confira!

A Figura a seguir ilustra a relação mensal de preços do boi gordo e do milho, segundo dados do indicador Cepea, de junho de 2018 a junho de 2019.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp
arroba do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea/B3 (adaptado por Farmnews)

Com uma arroba de boi gordo foi possível comprar 3,94 sacas de milho em junho de 2019, uma queda 10,0% frente a maio (4,38 sacas).

Apesar da queda em junho de 2019, quando comparado com o mesmo período de 2018 a relação de preços do boi gordo e do milho foi melhor em 2019. Isso porque em junho de 2018 foi possível adquirir 3,42 sacas de milho com uma arroba de boi gordo, valor muito inferior ao poder compra em junho de 2019.

E por falar no menor poder de compra do pecuarista e no possível reflexo negativo na viabilidade da engorda confinada em 2019, clique aqui e confira os dados de custo da diária de bovinos em regime de confinamento, segundo dados do LAE/USP.

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo