Mercado

Troca de bezerros por boi gordo no menor patamar de 2019

A relação de troca de bezerros por boi gordo alcançou o menor patamar do ano na parcial de maio de 2019.

Isso porque o poder de compra do pecuarista ficou abaixo de 2,0 bezerros por boi gordo em termos médios mensais pela primeira vez em 2019, na parcial de maio, avaliada até o dia 14.

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal da relação de troca de bezerros por boi gordo, a partir de dados do indicador Cepea.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp
bezerros por boi gordo
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

Na parcial de maio de 2019, a relação de troca de bezerros por boi gordo ficou em 1,95, o menor valor desde junho de 2018.

Vale lembrar que na média mensal, de janeiro a abril de 2019, o poder de compra do pecuarista ficou acima de 2,0 bezerros por boi com peso de abate.

Apesar da média de maio de 2019 ainda ser parcial, o valor foi pouco abaixo de maio de 2018, de 1,98 bezerros por animal gordo.

A queda no poder de compra para o pecuarista é comum para o período de safra, como ilustra a Figura acima, já que nos meses entre maio e julho principalmente os valores de troca são menores comparado aos demais meses do ano.

E por falar na relação de preços do bezerro e do boi gordo, o Farmnews apresenta os dados históricos da relação de troca de bezerros por boi gordo entre 2000 e 2018. Afinal, como evoluiu o poder de compra do pecuarista, no momento de repor o rebanho por bezerro a partir da venda do boi gordo ao longo de quase 20 anos? Clique aqui e confira!

O Farmnews também apresenta a média anual dos preços corrigidos do bezerro ao longo dos últimos 10 anos, de 2009 a 2018. Clique aqui! E do mesmo modo, clique aqui e confira como evoluíram os valores médios anuais corrigidos do boi gordo em 10 anos de história!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo