Mercado

Relação de troca de bezerros por boi gordo: dados anuais desde 2004

O Farmnews destaca a tendência da relação de troca de bezerros por boi gordo em mais de 10 anos de história.

O objetivo é mostrar a evolução do poder de compra de bezerros, a partir da venda do boi gordo. Claro, isso para aqueles que necessitam repor seu rebanho no mercado.

Vale lembrar que a incorporação de tecnologia na fase de engorda, com ganhos de produtividade, tende a reduzir o ciclo de produção na terminação e acelerar a demanda por animais para engorda.

E ai cabe avaliar uma questão. Caso os ganhos de produtividade na fase de cria não sejam compatíveis com os ganhos na fase de engorda, pode haver uma maior expectativa de valorização dos animais jovens.

Mas isso é apenas uma suposição. Vamos ver na prática o que tem ocorrido com a relação de troca de bezerros por boi gordo nos últimos anos.

A Tabela a seguir apresenta os dados da relação de troca de bezerros por boi gordo, calculados a partir dos dados do Cepea/Esalq, desde o ano de 2004.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

bezerros por boi gordo

Os dados acima foram avaliados considerando um peso de venda padrão do boi gordo de 16,5@, apenas para efeito de cálculo. E os dados de 2017 se referem a média parcial (de janeiro a setembro).

O fato é que, no longo prazo, o preço do bezerro está mais valorizado que o boi gordo. E isso é confirmado pela queda na relação de troca de bezerros por boi gordo.

No início desta série histórica, em 2004, era possível comprar quase 2,6 bezerros por boi gordo e atualmente (2017), menos de 2,0 animais por boi gordo.

A Figura abaixo melhor ilustra os dados destacados na Tabela acima, ressaltando o movimento de queda da relação de troca de bezerros por boi gordo ao longo dos últimos.

 

bezerros por boi gordo
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

O Farmnews destaca o comportamento de preços do bezerro, em setembro de 2017, que apresentaram alta de 11,0% no acumulado do mês. Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo