Mercado

Evolução da relação de troca de bezerros por boi gordo em 2018

O Farmnews atualiza os dados da relação de troca de bezerros por boi gordo.

Afinal de contas, como tem evoluído o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho na parcial de 2018?

A Figura a seguir ilustra o comportamento da relação de troca de bezerros por boi gordo ao longo de 2018, até a parcial julho de 2018, segundo dados do Cepea/Esalq.

 

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

No ano de 2018, até o dia 18 de julho, a relação de troca de bezerros por boi gordo acumula queda, já que iniciou o ano a 2,10 bezerros por boi gordo e no dia 18 de julho o indicador era de 2,03 bezerros por boi gordo.

Ao longo de 2018 o indicador oscilou entre a mínima de 1,87 bezerros por boi gordo no dia 5 de junho e a máxima de 2,19 no dia 17 de janeiro.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E considerando um período maior de tempo, como tem evoluído essa relação de preços entre o bezerro e o boi gordo? A Figura abaixo apresenta os dados dessa relação de troca, desde janeiro de 2012.

 

bezerros por boi gordo
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

A análise, considerando um período mais longo de tempo, mostra melhor a queda no poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho. Isso porque nos anos de 2012 e 2013 a relação de troca de bezerros por boi gordo estava próxima de 2,4 e em 2018 oscila em valores próximos a 2,0.

Contudo, vale lembrar que em 2015 essa relação de preços do bezerro e do boi gordo chegou a estar abaixo de 1,7 bezerros por boi gordo, o pior valor ao longo do período avaliado.

Os preços do boi gordo apresentaram recuperação na primeira quinzena de julho de 2018. Clique aqui e saiba mais!

Confira também o Farm Report, com o resumo dos principais dados mensais apresentados em nosso canal de notícias! Clique aqui e confira o resumo dos dados de preços, exportação, relações de troca entre outros dados interessantes!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo