Mercado

Relação de troca de bezerros por boi gordo é a maior desde 2014!

A relação de troca de bezerros por boi gordo atingiu, na parcial de setembro de 2018, o patamar mais elevado desde 2014.

A Figura a seguir ilustra a evolução da relação de troca mensal, de bezerros por boi gordo, segundo indicador Cepea/Esalq, de janeiro de 2014 a parcial de setembro de 2018 (até o dia 13).

 

bezerros por boi gordo
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Vale lembrar que o cálculo da relação de troca de bezerros por boi gordo é feito considerando o peso de venda de um animal para abate de 16,5 arrobas.

Na parcial de setembro, até o dia 13, a relação de troca de bezerros por boi gordo de 2,14 é a maior dos últimos anos. Isso porque o valor apurado em setembro é o mais elevado desde março de 2014, quando era possível comprar 2,15 bezerros a partir da venda de um animal gordo.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A melhora no poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho é devido a recuperação de preços do boi gordo observada no segundo semestre de 2018 (clique aqui).

O importante é destacar que ao longo do período analisado, de 2014 a parcial de 2018, a relação de troca de bezerros por boi gordo oscilou entra a mínima de 1,71 em maio de 2015 e a máxima de 2,18 em fevereiro de 2014.

O fato é que apesar da alta no indicador em 2018, no longo prazo a tendência é de queda na relação de troca de bezerros por boi gordo, como foi discutido no Farmnews. O Farmnews destaca a tendência da relação de troca de bezerros por boi gordo em mais de 10 anos de história (clique aqui).

E não é apenas a relação de troca de bezerros por boi gordo que está no maior patamar de 2018. O Custo de produção de bovinos confinados também está no maior patamar do ano, até agosto, segundo dados do LAE/USP. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo