Mercado

Boi gordo atinge menor valor do ano em 2018

Os preços do boi gordo atingiram o menor valor do ano em 2018.

No dia 23 de março o boi gordo foi cotado a R$143,3 por arroba, o menor valor do ano de 2018 até o momento.

No ano o boi gordo, segundo indicador Cepea/Esalq, acumula queda de 1,8% e apesar de atingir o menor valor do ano, segue relativamente estável frente aos valores praticados no mesmo período do ano passado (clique aqui).

A Figura a seguir ilustra o comportamento diário de preços do boi gordo ao longo de 2018, segundo dados do Cepea/Esalq.

 

boi gordo
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Os dados acima mostram a relativa estabilidade dos preços do mercado pecuário nestes quase 3 meses de 2018. Isso porque o preço do boi gordo oscilou entre uma queda de 1,8% e uma alta de 1,9%, ao contrário dos preços dos grãos, por exemplo, com forte alta no período (clique aqui).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Que o cenário para o pecuarista em 2018 seria de cautela, era previsto (clique aqui). Mas o que não era esperado era o descolamento dos preços do grão neste início de 2018, o que coloca em questão a viabilidade da engorda confinada. E por falar nisso, acompanhe os custos de produção dos bovinos confinados em fevereiro de 2018 (clique aqui).

Pois é, e como os preços do boi gordo não estão ajudando nesse primeiro trimestre de 2018, a alternativa é controlar os custos de produção da fazenda.

E por falar em custo de produção da fazenda, o Farmnews reuniu um material com o objetivo de ajudar os pecuaristas menos familiarizados com o assunto a iniciar a gestão de custo e um plano orçamentário para o seu negócio. Clique aqui e confira os materiais e as ferramentas que podem lhe ajudar!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo