Mercado

Compare a evolução dos preços do boi gordo e do frango

O Farmnews apresenta a evolução dos preços do boi gordo e do frango desde o ano de 2010.

Afinal, o boi gordo ou o frango apresentou a maior alta acumulada de preços entre janeiro de 2010 e novembro de 2017?

A Figura a seguir ilustra a variação acumulada dos preços do boi gordo e do frango congelado, segundo indicador Cepea/Esalq.

 

boi gordo
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

No acumulado do período, de janeiro de 2010 a novembro de 2017 (parcial até dia 20), o boi gordo apresenta alta de 88,7%, enquanto o frango congelado valorizou apenas 48,9%.

A alta do boi tem sido bastante superior a alta do frango ao longo desta série história, com raros momentos em que a valorização do frango superou a do boi.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Alias, a variação acumulada do frango de 48,9% é menor que o índice de inflação medido pelo IGP-M que, acumula alta de 60,0% desde janeiro de 2010.

Apesar do boi gordo acumular alta superior ao frango nos últimos anos, considerando apenas os dados de 2017, a variação de preços de ambos estão próximas, já que ambos acumulam queda próxima de 6,0%.

Veja também como tem evoluído a produção de carne bovina e de frango no País nos últimos anos.

A produção de carne bovina em 2016 foi de 9,62 milhões de toneladas, valor 25,4% menor que o total produzido de carne de frango.  E além de menor em termos absolutos, a produção de carne de frango tem crescido em ritmo superior à carne bovina. Clique aqui e saiba mais!

E já que estamos falando em produção de carne bovina e de frango, saiba como tem evoluído o consumo dessas carnes no Brasil.

A perspectiva do consumo de carnes no Brasil revela que a carne deve frango é a que deve apresentar o maior crescimento (21%), entre 2016 e 2021. Clique aqui e acesse os dados!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo