Mercado

Como se comportaram os preços do boi gordo em fevereiro dos últimos anos?

O mês de janeiro de 2018 está terminando e o foco volta para os preços do boi gordo em fevereiro.

Antes de saber o que esperar dos preços do boi gordo em fevereiro, veja como foi o comportamento de preços em fevereiro dos últimos anos.

A Tabela a seguir destaca dos preços médios do boi gordo em fevereiro, de 2010 a 2017, segundo indicador Cepea/Esalq, em valores nominais.

boi gordo em fevereiro

O interessante é avaliar que dos 8 anos avaliados, de 2010 a 2017, em apenas 2 oportunidades o preço médio do boi gordo em fevereiro foi menor do que o valor observado no ano anterior. Isso ocorreu em 2012 e 2017.

A Figura abaixo melhor ilustra os preços médios do boi gordo em fevereiro de cada ano, de 2010 a 2017.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

 

boi gordo em fevereiro
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

E como os preços do boi gordo em fevereiro se comportam em relação aos valores praticados em janeiro de cada ano? A Tabela a seguir apresenta os dados.

boi gordo em fevereiro
2018: média parcial até dia 30 de janeiro

Os dados acima mostram que, na maioria das vezes, os preços do boi gordo sobem em fevereiro em relação aos valores praticados em janeiro.

Vale destacar também para um fato interessante: em nenhuma oportunidade houve 2 quedas consecutivas no preço do boi gordo em fevereiro em relação a janeiro. E novamente, o boi gordo foi menor em fevereiro comparado a janeiro apenas nos anos de 2012 e 2017.

Caso a estatística se confirme, o preço do boi gordo em fevereiro tende a ser maior que o de janeiro de 2018. Mas, como sabemos estatística é estatística e não garante comportamento futuro de preços.

E por falar em estatística, confira também a novidade no Farmnews, que lança painel de dados estatísticos da pecuária de corte nacional.

A novidade pode ser acessada pelo http://www.farmnews.com.br/estatisticas/ e surgiu devido a procura dos nossos leitores por dados estatísticos da pecuária de corte e da agricultura.

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo