O Farmnews atualiza seus leitores para o poder de compra do pecuarista em relação a troca: boi por milho.
O objetivo aqui é o de apresentar dados que melhor respondem a questão: o poder de compra do pecuarista em relação ao grão melhorou ou piorou?
Afinal, a relação de preços da pecuária e da agricultura, representado pelo preço do milho favorece a engorda intensiva neste momento? A Figura a seguir ajuda a responder essa questão, com base nos dados do CEPEA/ESALQ.

Fonte: Dados do CEPEA/ESALQ (adaptado por Farmnews)
Os dados mostram que a média desta série histórica de pouco mais de 10 anos é de cerca de 3,6 sacas de milho por arroba de boi gordo, no mercado paulista. Em outras palavras, com o preço médio do boi gordo é possível comprar 3,6 sacas de milho de 60kg.
A relação histórica do boi por milho é de 3,6 sacas por arroba.
O valor mínimo e máximo ao longo deste período foi de 2,0 sacas e 6,0 sacas de milho por arroba de boi gordo, respectivamente, ou seja, esse indicador variou dentro desse limite de valores.
Após atingir o patamar mais elevado em 2014, de 6,0 sacas de milho por boi gordo, o ano de 2015 foi quando os preços do milho dispararam e levaram a relação com o boi gordo para baixo.
No entanto, nos últimos meses a relação boi por milho está se recuperando e hoje oscila próximo de 4,2 sacas de milho por arroba de boi gordo.
No mesmo período do ano passado (jan-16), essa relação estava em 3,7 sacas por arroba, representando uma alta de 13,5% no poder de compra do pecuarista.
A relação boi por milho oscila muito, ressaltando a importância de avaliar os preços do grão quando a estratégia é engordar animais em confinamento.
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br, que oferece um ambiente online de controle de rebanho e gestão de fazenda de pecuária de corte. Cadastre-se e utilize nossa ferramenta a partir de planos gratuitos. Confira!