Mercado

Brasil abre novo mercado de exportação de bovinos vivos

O MAPA recebeu comunicado do governo de Myanmar sobre a abertura do seu mercado para bovinos vivos comprados do Brasil.

A expectativa do setor produtivo é exportar até 20 mil cabeças de bovinos vivos por ano ao país asiático.

Myanmar é o maior país do sudeste da Ásia continental e o 40º maior do mundo. Seu território é um pouco maior do que a soma das áreas dos estados brasileiros de Minas Gerais e Santa Catarina. A população do país está próxima de 55 milhões de habitantes.

O acordo bilateral envolve a exportação de gado de elite, principalmente da raça zebuína, que será destinado à reprodução e ao melhoramento do rebanho de Myanmar, a fim de ampliar a produção de carne e leite.

A abertura daquele mercado ao gado vivo brasileiro é resultado da conclusão de negociação com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Irrigação de Myanmar. Em maio passado, o país do sul da Ásia começou a comprar material genético brasileiro (sêmen e embriões).

Atualmente, o Brasil exporta bovinos e búfalos vivos para 21 países, além daqueles que compõem o Mercosul, segundo o coordenador substituto de Trânsito e Quarentena Animal do Mapa, Rodrigo Padovani.

A ampliação do acesso a novos mercados importadores de bovinos e material genético é uma das conquistas sanitárias obtidas pelo Brasil na última década.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews destaca os dados que apresentam os principais países importadores de bovinos vivos em 2016 (clique aqui e acesse os dados).

Vale lembrar que o Farmnews apresenta a variação dos rebanhos mundiais nos principais países produtores entre os anos de 2016 e 2017 (clique aqui) e também os dados que mostram onde estão os maiores rebanhos e quem são os maiores países produtores de carne bovina do mundo (clique aqui e saiba mais).

Adaptado do MAPA

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo