Volume de carne bovina exportada é o menor desde 2012

O volume de carne bovina in natura exportada do Brasil no mês passado foi o mais baixo desde abril de 2012.
Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário pode estar atrelado às especulações sobre a operação Carne Fraca e ao maior preço da carne por tonelada, em dólar, o que torna o produto brasileiro menos competitivo no mercado internacional.
A Figura a seguir destaca o comportamento de preços da carne bovina brasileira no mercado internacional, desde 2010.

Segundo dados da Secex, os embarques de carne bovina totalizaram 70,2 mil toneladas em abril de 2017, recuo de 28,5% na comparação com março deste ano e de 18,2% frente a abril de 2016.
A Tabela abaixo apresenta a comparação dos dados em base mensal de comparação, ou seja, abril de 2017 frente ao mês anterior (mar-17).
Os dados completos do mercado de exportação de carne bovina do Brasil em abril de 2017 e as respectivas comparações em base anual (abri-16) e mensal (mar-17) pode ser visualizada no artigo “Exportação de carne bovina em abril de 2017. Compare os dados!”. Clique aqui para acessar artigo!
O fato é que a exportação de carne bovina do Brasil tem caído sensivelmente em 2017
.
No mercado doméstico, o ritmo de negócios está lento, e os preços da arroba do boi têm registrado pequenas oscilações neste início de mês.
O Indicador do boi gordo ESALQ/BM&FBovespa fechou a R$ 137,50 nessa quarta-feira, 10 de maio, queda de 0,92% frente à quarta-feira anterior.
Apesar de a oferta de bezerros, de animais para abate e de carne com osso não estar significativa, a demanda por esses produtos também está lenta, cenário que mantém os valores praticamente estáveis.
Clique aqui para acessar artigo que mostra o comportamento recente das cotações do bezerro desmamado, em valores nominais, e sua respectiva relação de preços com o boi gordo desde 2010.
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br. Cadastre-se e confira nosso plano grátis de gestão de fazenda de pecuária de corte!