Mercado

China pressiona por melhores preços pela carne bovina do Brasil

O principal importador de carne bovina do Brasil, a China, pressiona por melhores preços de compra para 2020.

Pois é, exportadores brasileiros de carne bovina enfrentam um aperto nas margens diante da pressão de preços de seu maior cliente, uma reviravolta em relação à situação de mercado observada ao longo de 2019.

Vale lembrar que em 2019 a exportação de carne bovina do Brasil foi recorde (clique aqui), muito devido ao aumento da demanda chinesa por carne bovina do Brasil. Clique aqui e confira a evolução de compra chinesa pelo produto brasileiro entre 2018 e 2019!

O fato é que os altos preços esfriaram a demanda chinesa por carne bovina do Brasil e, importadores do país asiático estão renegociando contratos com os exportadores.

De acordo com relatos de agentes do mercado, os preços mais recentes oferecidos pela China para a carne bovina, de 25% a 30% abaixo do pico de novembro, não cobririam os custos de compra de gado, que dispararam nos últimos meses de 2019 (clique aqui).

Vale destacar também que mais frigoríficos da América do Sul podem exportar para a China, o que também significa mais concorrência. Em setembro e novembro, Pequim habilitou mais 22 frigoríficos brasileiros para exportar carne bovina, sendo que a maioria deles entrou no mercado chinês nos últimos meses de 2019.

Outro fator que pode aumentar a competição nas exportações para a China é a primeira fase do acordo comercial entre o país asiático e os Estados Unidos, que pode levar à retomada dos embarques norte-americanos para aquele país.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E outro fator importante é que o governo chinês reduzirá as exigências sobre uso de hormônios para as importações de carne bovina dos EUA dentro de um mês, um grande obstáculo que impedia que a maioria da carne bovina dos EUA fosse comprada pelo país asiático.

O consumo mundial de carne bovina para 2020 foi revisado para baixo frente a previsão anterior, mas segue acima de 2019. Clique aqui e confira os dados!

Adaptado de Bloomberg

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo