O Foodnews destaca os números da exportação de carne bovina do Brasil, em março de 2017, segundo dados do SECEX.
Esse é o primeiro mês de informação do mercado externo de carne bovina nacional desde a Operação Carne Fraca, que aconteceu em 17-mar.
A primeira Tabela a seguir apresenta os dados de receita, embarques e preço médio da carne bovina exportada do Brasil em março de 2017 e os compara com os resultados observados no mês anterior (fevereiro de 2017).
A exportação de carne bovina do Brasil caiu cerca de 3,0% em março de 2017, em receita e volume de embarques.
No comparativo mensal, a receita, o volume de embarques e o preço da carne bovina do Brasil pouco oscilaram em relação a fevereiro de 2017.
Por outro lado, quando analisamos os dados da exportação de carne bovina do Brasil em relação ao mesmo período do ano passado (março de 2016), o resultado é de queda, como ilustra a Tabela abaixo.
A queda em relação ao ano anterior ocorre para receita (-23,5%) e volume de embarques (-30,5%). O preço da carne melhorou na base anual de comparação em 10,1%.
Os números da exportação de carne bovina do Brasil estão muito abaixo do que foi observado para o mesmo período de 2016.
A última Tabela abaixo apresenta os dados acumulados no ano de 2017 (janeiro a março) e os compara com o mesmo período de 2016.
No acumulado do ano a receita com a exportação de carne bovina nacional está 10,2% menor que no acumulado entre janeiro a março de 2016. Em termos de volume de embarques, nessa mesma base de comparação, a queda é de 15,6%.
A Figura abaixo ilustra o comportamento mensal da exportação de carne bovina do Brasil desde o ano 2000.

Fonte: Dados do Secex (adaptado por Foodnews)
O Foodnews continuará acompanhando a evolução destes números. Fique conosco!
O Foodnews é o canal de notícias da gastronomia!