Mercado

Demanda por carne bovina no Japão é a maior em 17 anos

A expectativa é que a demanda por carne bovina no Japão alcance o maior patamar desde o ano de 2001.

As compras de carne de bovina no Japão devem aumentar em 2018, inclusive a  crescente demanda dos consumidores asiáticos podem fazer com que a importação de carne bovina do país atinja o maior patamar em 14 anos.

Pois é, as importações de carne bovina pelo Japão provavelmente alcançarão os maiores níveis desde 2001. Aliás, em 2017 já foi registrado aumento da demanda internacional de carne bovina no Japão de mais de 10%.

O fato é que a demanda por carne bovina no Japão de fontes estrangeiras é uma alternativa mais barata aos preços elevados da carne bovina e peixe japoneses.

O consumo de carne bovina no Japão cresceu 6,8% na parcial de 2017, o aumento anual mais rápido em pelo menos 12 anos.

Os produtores japoneses não conseguem acompanhar a demanda, já que os pecuaristas idosos se aposentam sem sucessores e, por consequência, o rebanho doméstico do país diminui.

É importante destacar também que a carne premium Wagyu está se tornando muito cara para muitos japoneses, com a demanda de compradores no exterior se expandindo. E nesse aspecto, a carne bovina da Austrália e dos EUA está se tornando popular por lá.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Apesar disso, o país mantém uma barreira tarifária à carne bovina dos Estados Unidos, embora já esteja em discussão o fim dessas imposições comerciais que restringem o comércio entre os 2 países.

O Farmnews inclusive já destacou o assunto, lembrando que os Estados Unidos buscam derrubar as barreiras impostas pelo Japão à carne bovina do país!

Os Estados Unidos devem pedir ao Japão, ainda neste início de 2018, que elimine as restrições à importação de carne bovina dos Estados Unidos. Os Estados Unidos estão em busca de recuperar os patamares de embarques de carne bovina para o Japão observados no início dos anos 2000 (clique aqui).

Isso porque a ocorrência do caso da vaca louca no país em 2003 causou enorme perdas no mercado de exportação para o mercado japonês!

Mesmo com as restrições, o Japão segue como principal importador de carne bovina dos Estados Unidos. Afinal, quais países são os maiores importadores dos país? Clique aqui e confira!

Adaptado de AGWeb

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo