Mercado

Dados do comércio de carne bovina entre Brasil e China

O comércio de carne bovina entre Brasil e China tem apresentado forte alta em 2020 e, claro, suportado o ritmo recorde de embarques na parcial do ano.

O volume de carne bovina (in natura e industrializada) exportado pelo Brasil de janeiro a abril deste ano é recorde e esse resultado se deve à aquecida demanda da China.

Na parcial de 2020, o país asiático foi destino de 203,47 mil toneladas de carne, mais que o dobro da quantidade registrada no mesmo período de 2019 (de 96,05 mil toneladas), segundo dados da Secex. Diante disso, enquanto as exportações de carne bovina à China no primeiro quadrimestre de 2019 representaram 17,71% do total embarcado pelo Brasil, no mesmo período de 2020 passaram a corresponder por 37,1%.

No geral, a China parece ter superado a crise de COVID-19, mas volta a registrar casos de Peste Suína Africana (PSA) no rebanho suíno. Além disso, recentemente, a China embargou a importação de carne bovina de alguns frigoríficos australianos – vale lembrar que a Austrália já foi um importante fornecedor de carnes ao país chinês –, contexto que pode reforçar as compras asiáticas no Brasil.

O mercado brasileiro, por sua vez, evidencia ter potencial para atender à aquecida demanda chinesa, tendo a favor a alta competitividade, devido, especialmente, ao custo de produção inferior ao de importantes concorrentes mundiais. Atualmente, o alto patamar do dólar também favorece o preço da tonelada da carne brasileira exportada.

Pois é, e além da forte alta DE 2020 em relação a 2019, como destacado acima, nos últimos 5 anos a importação de carne bovina brasileira pela China, avaliada pelo faturamento, cresceu quase 5 vezes, variando de US$214 milhões para US$1,05 bilhão. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O USDA apresenta os dados atualizados dos impactos esperados da COVID-19 na importação mundial de carne bovina. Afinal, o quanto a compra dos principais importadores mundiais deve ser afetada pelos efeitos negativos do coronavírus em 2020? Clique aqui e confira!

Adaptado do Cepea

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo