Mercado

Variação de preços das commodities agrícolas em setembro de 2018

O Farmnews apresenta a variação de preços das commodities agrícolas em 2018, até o mês de setembro.

Vamos avaliar o comportamento de preços do boi gordo, bezerro, milho e soja ao longo de 2018, segundo dados do indicador Cepea/Esalq. A Figura a seguir ilustra a evolução da variação acumulada dos preços das commodities agrícolas, representadas pelo boi gordo, bezerro, milho e soja ao longo de 2018, até setembro, em valores nominais.

 

commodities
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Vale destacar que os preços se referem aos dados do indicador Cepea, com o bezerro avaliado em Reais por arroba (base Mato Grosso do Sul) e o preço da soja considerando a base Paranaguá – PR.

Dentre os preços das commodities agrícolas avaliadas, destaque fica para a alta acumulada da soja que, até setembro, acumula valorização de 32,1% no ano. O milho, por sua vez, acumula alta de 16,7% no mesmo período.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Pois é, esse descolamento de preços dos grãos e do mercado pecuário tem diminuído do poder de compra do pecuarista em relação ao milho e a soja. E ao contrário do milho e da soja, no acumulado de 2018, até setembro, o preço do boi gordo acumula alta de apenas 4,0% em 2018. Já o bezerro acumula alta de preço maior, de 7,0%.

Considerando apenas os ganhos acumulados do mês de setembro, dentre as commodities agrícolas avaliadas, destaque fica para o boi gordo, com valorização de 3,4%. É importante ressaltar o comportamento de recuperação de preços do boi gordo em setembro (clique aqui). A soja também acumulou alta em setembro, de 3,2%. Por outro lado, o bezerro e o milho acumularam queda em setembro, de 2,6% e 4,1%, respectivamente

E por falar em comportamento de preços das commodities agrícolas, com destaque a alta do milho e da soja, confira a evolução do custo de produção dos bovinos confinados, conforme dados apresentados pelo LAE/USP em 2018. Clique aqui!

Confira também a pesquisa revela quais as principais preocupações do pecuarista brasileiro na atualidade! Qual o custo de produzir carne bovina no Brasil? Entender melhor como calcular os índices econômicos da propriedade é a principal preocupação do pecuarista brasileiro. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo