Mercado

Commodities agrícolas x demais investimentos no 1° semestre de 2020

O Farmnews apresenta dados que mostram a variação de preços das commodities agrícolas e demais alternativas de investimento no 1° semestre de 2020.

Afinal de contas, o que apresentou maiores percentuais de ganho, as commodities agrícolas, boi gordo, bezerro, milho e soja ou algumas alternativas de investimento?

A Figura a seguir ilustra a variação acumulada dos preços das commodities agrícolas e valorização de algumas alternativas de investimento no 1° semestre de 2020, segundo dados compilados pelo Farmnews

commodities agrícolas
Fonte: Dados do Cepea e Cálculo Exato (adaptado por Farmnews)

O fato é que o ouro e o dólar nessa ordem, foram os principais destaques de valorização dentre as alternativas de investimento comparadas pelo Farmnews na primeira metade de 2020. O ouro inclusive com ganho acima de 50% no 1° semestre de 2020.

Apesar disso, a variação de preços das commodities agrícolas, especialmente do bezerro e a soja igualmente se destacaram, com ganhos acima de 30% no período.

No caso do bezerro, especificamente, em 2020 os preços da categorias tem alcançado patamares recorde, inclusive superando pela primeira vez a barreira dos R$2,0 mil por cabeça (clique aqui). Aliás, confira o a evolução dados do preço da arroba do bezerro no 1° semestre dos anos de 2010 a 2020.

Pois é, como ilustra a Figura acima, a valorização do bezerro na parcial de 2020 foi muito acima da observada para o boi gordo. E esse cenário preocupa, pois coloca em risco a viabilidade da atividade de recria e engorda. Apesar do momento positivo de preços do boi gordo, com alta de 13,2% no 1° semestre de 2020, esse valor não tem sido garantia de uma melhor rentabilidade e, nesse sentido, colocado ponto de atenção na atividade de cria (clique aqui).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

No caso da soja, o grão acumula ganho de 30,9% na primeira metade de 2020, impulsionado por exportações recordes do complexo soja. Inclusive, a exemplo do bezerro, a oleaginosa foi cotada a patamares recorde ao longo dos 6 primeiros meses do ano (clique aqui).

Das commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews, apenas o milho ficou abaixo do IGP-M, CDI e a poupança nos 6 primeiros meses de 2020, uma vez que o grão acumulou alta de apenas 0,2% no período. Vale destacar que a exportação de milho do Brasil desabou em 2020, apesar do câmbio favorável à exportação. Clique aqui e confira os dados!

E mudança de assunto, essa primeira metade de 2020 tem sido um ano de aprendizado, adaptações e também uma oportunidade para refletirmos sobre o agronegócio…mais uma vez. Clique aqui!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo