Mercado

Qual das commodities mais subiu na última década? Boi gordo, bezerro, milho ou soja?

O Farmnews atualiza para a variação acumulada dos preços das commodities na última década, ou seja, entre os anos de 2008 e 2017.

Afinal, qual das commodities apresentaram a maior variação acumulada desde janeiro de 2018, boi gordo, bezerro, milho ou soja?

A Figura a seguir ilustra a variação acumulada de preços dessas commodities, segundo dados do Cepea/Esalq.

 

commodities
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Os dados acima destacam que dentre as commodities avaliadas, o bezerro foi o que apresentou a maior variação acumulada de preços entre 2008 e 2017.

Entre janeiro de 2008 e dezembro de 2017 os preços do bezerro, segundo indicador Cepea, acumularam alta de 123,6%. E o boi gordo, por sua vez, acumulou alta de 99,2% no mesmo período, sendo a segunda maior alta dentre as 4 commodities avaliadas.

Ao longo da última década o bezerro chegou a acumular valorização de cerca de 177,0%  no início de 2016 e foi a que apresentou o maior pico de alta de preços dentre as commodities.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Os preços do milho e da soja foram as que apresentaram as menores altas das commodities avaliadas, com o milho acumulando alta de apenas 6,3% na última década e a soja de 52,1%.

O fato é que os preços do milho, em especial, tem sido bastante pressionados para baixo desde meados de 2016.  Clique aqui e confira melhor o comportamento de preços do milho nos últimos anos no País!

O Farmnews também atualiza seus leitores para o comportamento dos preços corrigidos do boi gordo nos últimos 50 anos, ou seja, desde 1967.

O objetivo é mostrar os preços do boi gordo ao longo dos anos, no valor de hoje, ou seja, corrigidos pela inflação. Em outras palavras, quanto seria, no valor de hoje, o preço do boi gordo praticado em 1967, incluindo a inflação acumulada no País ao longo de todo esse período? Clique aqui!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo