Mercado

Consumo de carne bovina no Brasil com perspectiva positiva em 2021

O consumo de carne bovina no Brasil deve apresentar recuperação no ano de 2021, após os efeitos negativos da COVID-19 em 2020.

Os dados do USDA projetam um aumento no consumo doméstico de carne bovina de 2,7% no Brasil em 2021, variando de 7,67 milhões de toneladas em equivalente carcaça em 2020 para 7,88 milhões. A expectativa é que esse crescimento da demanda por proteína animal de uma ano para o outro será devido a recuperação na atividade econômica no País.

As perspectivas para o PIB brasileiro em 2021 apontam para um aumento de 3,5%, com menor inflação, taxas de desemprego estáveis, embora em patamar elevado, e maior poder de compra do consumidor.

Além disso, a indústria de food service deve se recuperar em 2021 e alguns analistas prevêem uma grande mudança nos padrões de consumo de cortes de carne bovina, com os consumidores dando preferência a cortes mais baratos.

Vale destacar que o consumo de carne bovina no Brasil continua atrás da carne de frango, com cerca de 40% do consumo total de proteína animal no Brasil.

No entanto, durante 2020, a demanda doméstica por carne bovina diminuirá por causa do impacto da COVID-19, com o fechamento generalizado de restaurantes e lojas de serviço de alimentação, escolas e redução do turismo e viagens. Em 2019 o consumo de carne bovina foi de 7,92 milhões de toneladas em equivalente carcaça, enquanto a projeção para 2020 e 2021, como mencionado, segue abaixo desse valor.

É importante destacar que em 2020 a população brasileira, em geral, se viu forçada ao consumo de alimentos básicos e, os preços mais elevados da carne bovina no varejo estão obrigando o consumidor a optar pelo frango e, em menor medida, pela carne suína. Nesse aspecto, dentre os principais mercados, o consumo de carne bovina no Brasil deve ser um dos mais afetados pela COVID-19. Clique aqui e confira os dados!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews atualiza os dados esperados da produção de carne bovina no Brasil para 2020 e 2021. O fato é que o USDA revisou, em agosto, os dados da expectativa de produção de carne bovina no Brasil tanto em 2020 como 2021, com perspectiva positiva. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo