Mercado

Expectativa de queda na demanda chinesa por soja na safra 2018/19

O USDA destaca expectativa de queda na demanda chinesa por soja na safra 2018/19.

Apesar da demanda mundial por soja ser crescente, segundo afirmam pesquisadores do Cepea, a China anunciou possível redução nas importações de soja na temporada 2018/19 (o USDA indicou recuos de 7,77% frente ao estimado em junho e de 2,06% na comparação com o volume importado na safra passada), outros países tendem a elevar as importações.

A estimativa do USDA de junho de 2018 apontava uma expectativa de demanda chinesa por soja de 103,0 milhões de toneladas para a safra 2018/19. Contudo, os dados revisados de julho de 2018 já mostram uma expectativa menor de importação de soja pelos chineses, de 95,0 milhões de toneladas.

Pois é, de um mês para o outro a demanda chinesa por soja foi reduzida em 8,0 milhões de toneladas.

Contudo, o Cepea sugere que o Brasil pode continuar na liderança das exportações globais da oleaginosa. A maior demanda, por sua vez, elevou os prêmios de soja, sustentando os preços da soja no mercado brasileiro, conforme apontam dados do Cepea.

Com a valorização do grão, indústrias brasileiras relatam dificuldades nas aquisições, limitando o volume de esmagamento. Consequentemente, houve redução na oferta dos derivados, em um cenário de dificuldade na transação de produtos de um estado para o outro, visto que ainda não foi definida a tabela de frete mínimo.

A Figura a seguir ilustra a evolução diária dos preços da soja ao longo de 2018, segundo dados do indicador Cepea/Esalq (base Paranaguá-PR).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

 

demanda chinesa por soja
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

E por falar em demanda chinesa por soja, o Farmnews apresenta os dados que revelam os principais países importadores de soja do Brasil em junho de 2018. Clique aqui e saiba mais do assunto!

O Farmnews lança o Farm Report, com o resumo dos principais dados mensais apresentados em nosso canal de notícias!

Clique aqui e baixe grátis o Farm Report de junho de 2018.

Adaptado do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo