Dia mundial do meio ambiente: data busca consciência e atitude

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho e desafios marcam a data que busca conscientização para a preservação dos recursos naturais.
A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.
Em 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país.
O Dia Mundial do Meio Ambiente chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
O dia mundial do meio ambiente é um símbolo de um trabalho que busca criar ações para proteção da natureza e o ambiente natural, os objetivos dos cientistas ambientais, em geral, incluem:
- Redução da poluição e limpeza.
- Redução do consumo de combustíveis não-renováveis.
- Desenvolvimento de fontes alternativas de energias, que são renováveis ou não poluem.
- Proteção de ecossistemas.
- Preservação de espécies em perigo de extinção.
- Estabelecimento de reservas naturais para proteção da biodiversidade e de ecossistemas.
- Conscientização para um consumo sustentável.
- Tratamento adequado de resíduos, por meio de reciclagem ou reaproveitamento.
Os desafios são cada vez maiores, já que o consumo desenfreado e impensado cresce a cada dia, o consumo de energia, a liberação de carbono na atmosfera e a drenagem de nossos recursos hídricos são motivos de constante preocupação.
E apesar das dificuldades e muita coisa a ser feita, alguns sinais mostram que temos sim uma boa expectativa quanto ao futuro.
Os fazendeiros, por exemplo, estão cuidando mais do meio-ambiente. Bastante criticados pela mídia, os produtores rurais além de garantir a produção de alimentos, estão fazendo isso de um modo mais sustentável (clique aqui).
Recentemente foi celebrado o dia mundial da reciclagem (17 de maio). Apresentamos dados do lixo no Brasil e no mundo e, o mais importante, do papel e do tamanho atual da reciclagem no país (clique aqui).
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!