O Farmnews apresenta como está a taxa de disponibilidade de milho para uso no mundo e a perspectiva para a próxima safra (safra 16/17), segundo dados da AMIS – Agricultural Market Information System.
Primeiro, talvez seja importante relembrar aos nossos leitores a importância desse indicador.
A taxa de disponibilidade de milho para uso reflete o que o estoque atual suporta em termos do consumo mundial.
A disponibilidade de milho para uso é calculado a partir da soma dos estoques finais de milho de todos os países produtores, dividido pelo total de uso do grão no mundo.
A Figura abaixo apresenta os dados de taxa de disponibilidade de milho no mundo e de estoque finais do grão nas últimas safras e a perspectiva para a próxima safra, segundo AMIS.

Fonte: Dados da AMIS (adaptado por Farmnews)
Na safra 2013/14 os estoques mundiais de milho representavam 19% do consumo global, enquanto na safra 2016/17 é esperado que essa taxa de disponibilidade atinja 22%.
Contudo, a disponibilidade de milho no mundo tem oscilado entre 21% e 22% nas últimas 3 safras. Em outras palavras, a disponibilidade de milho está estável nos últimos anos.
Apesar da estabilidade em relação a disponibilidade de milho para uso, os estoques finais apresentam quedas consecutivas.
Em relação aos estoques finais do milho no mundo, há uma expectativa de redução na safra 2016/17 de cerca de 2% em relação a safra atual (safra 2015/16) e uma queda de 5% comparado a safra 2014/15.
O estoque final projetado da safra 2016/17 (211 milhões de toneladas), apesar de inferior aos das duas safras anteriores, ainda é 11% superior ao observado na safra 2013/14, quando o estoque final daquela safra foi de 189 milhões de toneladas.
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br, que fornece ambiente online de controle de estoque e gestão pecuária de corte de modo simples e prático. Acesse os dados de seu rebanho de onde estiver com a Farmlogics. Acesse, cadastre-se e conheça!