Mercado

Uma breve análise da exportação de bovinos vivos do Brasil

Temos destacado o bom momento das exportações de carne bovina, mas, como está o mercado de exportação de bovinos vivos do Brasil?

O fato é que as exportações de bovinos vivos do Brasil caíram muito nos últimos anos.

Aliás, para acessar os dados históricos do faturamento com a venda de bovinos vivos do Brasil desde 2006, clique aqui.

A queda nas exportações de bovinos vivos do Brasil se deve, em grande parte, pela dependência do País do mercado venezuelano, que nos anos de maior volume de embarques, representou cerca de 80% das vendas nacionais.

Pois é, essa dependência do mercado venezuelanos fez com que as exportações de bovinos vivos despencassem quando a Venezuela entrou em forte crise política e econômica.

Para se ter ideia, no ano de 2014 o Brasil exportou 817,3 mil cabeças e em 2016 281,2 mil cabeças. No ano de 2014 os embarques para a Venezuela estiveram acima de 600 mil animais.

Em 2014 a Venezuela comprou mais de 600 mil bovinos vivos do Brasil e em 2017, não compraram nada. Pelo menos tem sido assim até o momento.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Com a perda da importância da Venezuela para o mercado de exportação de bovinos vivos, outros países surgiram como mercados compradores, como a Turquia, Líbano e Egito. Mas, claro, esses países ainda estão muito abaixo da demanda observada pela Venezuela em 2014.

Vale lembrar que os Estados Unidos é o maior importador mundial de bovinos vivos. No ano de 2016 foram importadas cerca de 2,72 milhões de cabeças, sendo que apenas os Estados Unidos importaram quase 65% desse total.

O fato é que os Estados Unidos importam mais que a soma de todos os principais países importadores de bovinos vivos (1,75 milhões de animais). Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews apresenta os dados históricos da exportação de bovinos vivos da Austrália desde o ano de 2002.

Como a Austrália é uma das referências mundiais no mercado de exportação de bovinos vivos, vamos analisar como tem evoluído os embarques de animais vivos do País nos últimos 15 anos. Clique aqui!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo