Mercado

Exportação de carne bovina em 2022 deve renovar máxima: dados por país

A exportação de carne bovina em 2022 deve renovar a máxima histórica e ultrapassar pela primeira vez a marca de 12,0 milhões de toneladas em equivalente carcaça.

Pois é, caso as previsões do USDA realizadas em janeiro de 2022 (Tabela), a expectativa é que os números alcancem patamares recordes, tanto para o Brasil como no mundo. Vale lembrar que a previsão anterior, realizada em outubro de 2021, projetava vendas que somavam o equivalente a 11,90 milhões de toneladas. Na estimativa revisada de janeiro de 2022 a expectativa de vendas subiu para 12,04 milhões de toneladas em equivalente carcaça.

A Tabela a seguir apresenta os dados de exportação de carne bovina entre os principais países, em milhões de toneladas em equivalente carcaça, entre 2017 e a projeção para 2022, segundo dados do USDA

A exportação de carne bovina em 2022 deve alcançar pela primeira vez a marca de 12,0 milhões de toneladas, uma expectativa de aumento de 4,0% nas vendas frente a 2021.

O Brasil além do maior exportador, deve apresentar o maior crescimento relativo comparado aos principais concorrentes, somando 2,68 milhões de toneladas em equivalente carcaça. Esse aumento, claro, foi impulsionado pela redução dos embarques em 2021 devido a temporária suspensão das vendas para a China.

O fato é que, com 2,68 milhões de toneladas em vendas o Brasil participaria com 22,2% do total comercializado no mundo, muito acima do esperado para os Estados Unidos, com previsão de participar com 12,3% das vendas em 2022, valor muito semelhante da Austrália, terceiro maior exportador.

Aliás, entre os principais países exportadores de carne bovina, apenas os Estados Unidos e a Nova Zelândia devem apresentar queda em 2022.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews apresenta os dados do preço do boi gordo em janeiro entre 2012 e a parcial de 2022, em valores nominais e corrigidos pela inflação. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo