Mercado

Exportação de carne bovina no 1° trimestre de 2010 a 2020

A exportação de carne bovina no 1° trimestre de 2020 foi o maior da história do Brasil.

No Brasil, a exportação de carne bovina no 1° trimestre de 2020 somou o equivalente a US$1,62 bilhão, valor 29,2% maior que o apurado nos primeiros 3 meses de 2019 (US$1,25 bilhão) e o maior valor da história do País para o período (Tabela abaixo).

A Tabela a seguir apresenta os dados de receita, embarque e preço médio da carne bovina exportada do Brasil no 1° trimestre de cada ano, entre 2010 e 2020, segundo dados do MDIC.

Em termos de embarques, entre janeiro e março de 2020 o Brasil exportou 335,5 mil toneladas em carne bovina in natura, alta de 5,1% em relação ao mesmo período de 2019 e, a exemplo da receita, o maior valor para o período.

E os bons números do mercado de exportação de carne bovina brasileira é devido, principalmente, ao aumento da demanda da China ao longo dos últimos anos. Mas em especial no início de 2020 a importação de carne bovina do Brasil pelos chineses tem sido destaque de alta (clique aqui).

Nesse contexto de exportação em forte crescimento, é importante destacar o papel do dólar que contribui em tornar competitiva a carne bovina brasileira no mercado internacional, amenizando a alta em moeda nacional da commoditie. Vale lembrar que o preço médio do boi gordo em março de 2020 foi mais de 30% superior ao valor médio nominal observado no mesmo período de 2019 (clique aqui).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews destaca para o comportamento de preços das commodities agrícolas no 1° trimestre de 2020. Pois é, dentre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews, o milho e o bezerro foram os grandes destaques de alta, com ganhos superiores a 20,0% nos primeiros 3 meses do ano. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo