Mercado

Dados da exportação de milho no acumulado até maio

A exportação de milho do Brasil no acumulado entre janeiro e maio de 2020 caiu forte.

Isso porque no acumulado dos 5 primeiros meses de 2020 o País exportou o equivalente a US$543,0 milhões, valor muito abaixo do observado no mesmo período de 2019 (US$1,34 bilhão).

O fato é que mesmo com um dólar atrativo em 2020, o que tem impulsionado a exportação de commodities agrícolas do Brasil, o milho tem sido a exceção desse movimento.

E por falar em dólar e preço do milho, o Farmnews apresenta os dados mensais históricos dos preços do milho em dólares no Brasil, de 2000 a parcial de 2020 até maio. Clique aqui e confira!

A queda nas exportações de milho estão relacionadas a expectativa de queda na demanda mundial em função da COVID-19. A queda no consumo já se reflete, inclusive, na expectativa de aumento nos estoques mundiais. Os dados de maio de 2020 mostram expectativa de aumento do estoque mundial de milho para a safra 2020/21. Clique aqui e saiba mais!

Vale lembrar que tanto a soja como a carne bovina tem alcançado valores recorde em 2020 devido ao aumento da demanda chinesa por essas commodities, aproveitando preços atrativos em meio a crise da COVID-19.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Considerando os embarques, o Brasil comercializou 3,04 milhões de toneladas em milho em grão entre janeiro e maio de 2020, menos da metade do que foi embarcado no mesmo intervalo de 2019 (7,57 milhões de toneladas).

O fato é que mesmo com a forte queda nas exportações de milho no acumulado de janeiro a maio, depois da queda em abril, o milho apresentou recuperação em maio e, nos primeiros 5 meses do ano em ganho acumulado de ano de 3,6%. Em junho, por sua vez,o grão iniciou o mês pressionado, refletindo inclusive nos preços do contrato futuro do milho para vencimento em setembro de 2020 que, iniciaram junho em queda. Clique aqui e saiba mais.

O Farmnews apresenta análise do Cepea referente ao mercado do milho em maio de 2020. Clique aqui e confira!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo