Exportação de soja do Brasil: 2016 será um ano de novo recorde?

O Farmnews destaca os números do mercado de exportação de soja do Brasil entre janeiro de 2006 e julho de 2016.
Acompanhe a evolução do comportamento dos embarques do grão no país nos últimos 10 anos e veja se 2016 pode ser um ano de novo recorde. Confira!
A Figura abaixo ilustra o comportamento mensal dos embarques de soja do Brasil nos últimos 10 anos, segundo dados do MDIC – Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio.

Os dados acima mostram o ritmo dos embarques mensais de soja do Brasil. É bastante claro o movimento cíclico dos embarques, concentrando o maior volume nos primeiros semestres de cada ano.
Apesar dos movimentos sazonais de embarques, com maior volume no início de cada ano, nota-se uma tendência de alta nas exportações ao longo dos anos. Ano após ano o volume total de soja embarcada do Brasil aumenta.
A segunda Figura a seguir apresenta o volume de exportação anual de soja, facilitando a comparação do aumento dos embarques ano a ano.

Analisando os dados consolidados dentro de cada ano é mais fácil avaliar o comportamento de alta no mercado de exportação de soja do Brasil.
Nesses 10 anos, ou seja, desde 2006 a exportação de soja nacional mais que dobrou.
Em 2006 o país embarcou cerca de 25,0 milhões de toneladas de soja, enquanto em 2015 foram embarcadas mais de 54,0 milhões de toneladas do grão.
No ano de 2016, contabilizado até agosto, o Brasil exportou 48,1 milhões de toneladas do grão. Algo próximo de 6,0 milhões de toneladas a menos do que foi exportado ao longo de 2015, até o momento. No entanto, ainda faltam contabilizar 4 meses de dados (de setembro a dezembro).
Caso o volume de embarques destes 4 meses restantes esteja próximo do observado no mesmo período de 2015, este será novamente um ano recorde de exportação de soja no país.
Isso porque entre setembro e dezembro de 2015 o Brasil embarcou 8,4 milhões de toneladas de soja. Caso repita o desempenho de 2015 em 2016, esse seria novamente um ano de recorde de exportação de soja!
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!