Mercado

Expectativa de exportação mundial de carne bovina pós-covid-19

O USDA apresenta dados revisados da expectativa de exportação mundial de carne bovina para 2020, em um cenário que já considera os efeitos da COVID-19.

Pois é, em julho o USDA revisou a previsão do comércio mundial de carne bovina para 2020, mostrando grandes diferenças entre os principais países exportadores.

O fato é que a exportação mundial de carne bovina foi revisado para baixo em julho, embora a queda tenha sido bastante modesta. Isso porque em abril a expectativa era que as exportações mundiais somassem 10,66 milhões de toneladas em equivalente carcaça em 2020 e a revisão de julho ficou em 10,65 milhões de toneladas.

Apesar da estabilidade dos dados de exportação mundial de carne bovina entre as revisões de abril e julho, a perspectiva para 2020 ficou abaixo do valor observado em 2019 (10,88 milhões de toneladas).

No caso do Brasil, a revisão de julho apresentou alta na expectativa de embarques para 2020, uma vez que em abril a projeção foi de 2,50 e em julho de 2,55 milhões de toneladas. Uma alta pequena mas ainda sim um crescimento frente a um cenário de incertezas na economia mundial. Vale lembrar que em 2019 o Brasil exportou 2,31 milhões de toneladas em equivalente carcaça, valor menor que o esperado para 2020.

Aliás, vale reforçar o fato que em 2020 a exportação de carne bovina do Brasil tem batido recorde histórico consecutivamente. Clique aqui e confira os números de janeiro a junho de 2020!

E ao contrário do Brasil, o maior produtor de carne bovina do mundo, os Estados Unidos, devem apresentar queda no ritmo de exportação em 2020. A expectativa de abril era que o país exportasse em 2020, 1,43 milhões de toneladas, enquanto a previsão de julho caiu para 1,32 milhões de toneladas em equivalente carcaça.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Dentre os principais mercados, o consumo de carne bovina no Brasil deve ser um dos mais afetados pela COVID-19. Clique aqui e confira os dados de consumo esperado para 2020 nos maiores mercados mundiais!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo