Mercado

A importação de adubos pelo Brasil no 1° bimestre foi a maior da história

A importação de adubos pelo Brasil nos primeiros 2 meses de 2021 foi a maior da história.

Isso porque em 2021, entre janeiro e fevereiro, o Brasil importou 5,72 milhões de toneladas que, além de 50,5% maior que o observado no mesmo período de 2020 (3,80 milhões de toneladas), foi o maior da história para o período (Figura).

Pois é, mesmo com a cotação do dólar em valores históricos, o comportamento de preços das commodities agrícolas tem estimulado o investimento na atividade, o que reflete no aumento dos dados de importação do fertilizante pelo País.

A Figura a seguir ilustra a evolução anual da importação de adubos e fertilizantes pelo Brasil nos 2 primeiros meses do ano, entre 2012 e 2021, em milhões de toneladas, segundo dados do MDIC.

importação de adubos pelo Brasil
Fonte: Dados dp MDIC (adaptado por Farmnews)

A importação de adubos pelo Brasil no acumulado de janeiro e fevereiro de 2021 ficou muito acima do recorde anterior, observado em 2017 (Figura).

Pois é, em 2017, entre janeiro e fevereiro, o Brasil importou 5,12 milhões de toneladas de adubos e fertilizantes, valor 10,5% menor que o observado em 2021. Vale ressaltar também que ao longo da última década a importação de adubos e fertilizantes mais que dobrou, passando de 2,05 milhões de toneladas no 1° bimestre de 2012 para 5,72 milhões de toneladas no 1° bimestre de 2021.

E por falar em crescimento da importação de adubos e fertilizantes, clique aqui e confira também a diferença de produtividade da soja do Brasil frente aos seus principais concorrentes na última safra, 2019/20.

Acompanhe - O Farmnews indica!

O Farmnews apresenta os dados esperados dos maiores produtores de carne bovina para 2021, segundo USDA. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo