Veja como está e como tem evoluído o índice de confiança do empresário e da indústria do campo.
O Icagro, da Fiesp, apresenta a evolução do indicador que reflete a confiança dos setores do agronegócio nacional.
A primeira Figura a seguir apresenta o índice de confiança agropecuário do Brasil. Esse é o indicador que indica a confiança do produtor rural, no chamado, “dentro da porteira”.

Fonte: Dados da Fiesp (adaptado por Farmnews)
Vale destacar que o índice de confiança deve ser interpretado da seguinte forma: pontuação acima de 100 indica otimismo, enquanto resultados abaixo disso indicam menor grau de confiança. Valor igual a 100 sugere neutralidade.
O índice de confiança do setor agropecuário, ou seja, no “dentro da porteira”, está nos níveis mais elevados para esse período do ano ao longo desta série histórica.
O índice revela a expectativa positiva do empresário do campo.
É importante lembrar que o índice de confiança agropecuário oscilou bastante desde 2013 e de lá para cá, na maior parte do tempo mostrou certa desconfiança por parte do setor.
E com relação ao após a porteira, ou seja, o índice de confiança da agroindústria? A Figura a seguir apresenta a evolução da confiança deste setor.

Fonte: Dados da Fiesp (adaptado por Farmnews)
O comportamento dos dados mostram que a confiança dentro e fora da porteira foram relativamente parecidas, embora o grau de desconfiança tenha sido maior entre os empresários da agroindústria.
Os anos de 2015 e 2016 foram os anos de maior desconfiança do setor e quando o índice de confiança alcançou os níveis mais baixos já apurados nesta série.
O fato é que apesar da oscilação de humor e expectativa, os empresários do agronegócio brasileiro estão mais confiantes, tanto dentro como fora da porteira.
Clique aqui e saiba mais dos desafios e dificuldades do Brasil e do agronegócio diante do atual cenário econômico mundial.
Clique aqui e acesse os dados da importância do agronegócio para a economia brasileira!
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!