O Foodnews apresenta os dados da ABIA referente ao crescimento da indústria de lácteos no Brasil.
Saiba mais da importância do setor para a economia e gastronomia!
A Figura abaixo destaca a evolução do faturamento de toda a indústria de lácteos nacional desde 2010.

Fonte: Dados da ABIA (adaptado por Foodnews)
O crescimento da indústria de lácteos no Brasil tem sido surpreendente, especialmente nos últimos anos.
A indústria de lácteos brasileira mais que dobrou seu faturamento nos últimos 7 anos. Em 2010 o faturamento global da indústria de lácteos no Brasil era de cerca de R$33,1 bilhões anuais e no fim de 2016 já estava em R$67,5 bilhões.
E olha que tradicionalmente o brasileiro consome menos leite e derivados que o recomendado pelo Ministério da Saúde, que sugere a ingestão anual de 200 litros percapita.
Atualmente, a estimativa mais fiel talvez seja da Associação Brasileira de Produtores de Leite que avalia o consumo percapita nacional de 128 litros anuais, entre leite e derivados.
O consumo de leite no Brasil está muito abaixo do recomendado e isso sugere um potencial de crescimento ainda maior da indústria de lácteos no país.
A produção nacional de leite está estimada em 34 bilhões de litros, o que coloca o Brasil em quarto lugar no ranking mundial dos países produtores. No entanto, apesar de ser um grande produtor, o país ainda importa lácteos para abastecer o mercado interno.
Parece estranho mas é um fato: o Brasil importa leite!
No Brasil são aproximadamente 23 milhões de vacas ordenhadas, 1,3 milhão de produtores e 2 mil laticínios com inspeção. Claro, isso sem contar os laticínios sem inspeção.
Esses laticínios processam cerca de 24 bilhões de litros por ano, que é um volume maior do que o processado na Índia, maior produtor mundial de leite, onde se processa apenas 17% da produção.
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia! Eventos, curiosidades e dicas de gestão e mercado do setor de alimentação fora do lar!