A procura pelas maçãs mais baratas tem prejudicado a valorização da fruta desde meados de agosto.
Isso porque, com o mercado retraído, consumidores buscam pelas maças mais baratas.
Além disso, alguns casos pontuais de rachaduras na gala graúda também atrapalharam as vendas em 2017.
De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, muitos produtores focaram na comercialização da fuji nas últimas semanas, causando problemas na gala armazenada. Somado a isso, atacadistas notaram a presença de podridão carpelar na fuji, o que tem colaborado para a desvalorização da variedade.
O feriado da Independência do Brasil (07) foi positivo para as vendas no início desta semana (04 a 08/09), já que alguns clientes anteciparam as compras das maçãs.
Para os estoques, entretanto, o feriado deve ser negativo, já que o volume de vendas tende a recuar. Enquanto isso, maleicultores que têm menores volumes guardados devem ter seus estoques ainda mais baixos devido à exclusão de um dia da produção.
Na semana do feriado de 7 de setembro, o preço médio da gala miúda Cat 1 foi de R$40,67/cx de 18 kg, valor 3% inferior ao do período anterior na região de Fraiburgo (SC).
A Índia autorizou a importação de maçãs do Brasil por meio de tratamento a frio.
Portaria do Ministério da Agricultura indiano altera a legislação local relativa ao controle de pragas, de modo a introduzir a possibilidade de tratamento a frio em pré-embarque e em trânsito, por 40 dias, nos carregamentos de maçãs do Brasil.
Desta forma, o governo brasileiro vence mais uma barreira que possibilita a certificação fitossanitária das exportações de maçãs do Brasil para a Índia (clique aqui).
A produção brasileira safra 2016/2017 foi de 1,3 milhão de toneladas. Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os grandes produtores de maçãs, seguidos pelo Paraná. A região Sul produz 98% da safra nacional da fruta.
Até julho deste ano, o Brasil embarcou 55 mil toneladas, com divisas de US$42 mil. Os principais compradores da maçã brasileira são Bangladesh – em média 35% do volume total exportado -, Irlanda, Portugal, Reino Unido, França, Rússia, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Países Baixos (Holanda), Suécia, Arábia Saudita e Índia.
Veja também que a falta de chuvas continua preocupando os produtores de frutas do nordeste brasileiro (clique aqui)!
Adaptado de Hortifruti
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!