Mercado

Maiores importadores de carne bovina dos Estados Unidos

O Farmnews destaca para os maiores importadores de carne bovina dos Estados Unidos desde o ano 2000.

Afinal, quais países são os maiores importadores de carne bovina dos Estados Unidos?

Aliás, vale lembrar que o Farmnews apresentou os maiores exportadores de carne bovina dos Estados Unidos (clique aqui). Isso porque, apesar de ser o maior produtor mundial, o país exporta e importa grandes quantidades de carne bovina. Clique aqui e saiba porque!

A Figura a seguir ilustra a participação média desde o ano 2000 dos maiores importadores de carne bovina dos Estados Unidos.

 

maiores importadores de carne bovina
Fonte: Dados do USDA (adaptado por Farmnews)

 

Acompanhe - O Farmnews indica!

O Japão e o México são os principais importadores históricos de carne bovina dos Estados Unidos, ambos com participação média de 24% desde o ano 2000.

O Canadá, Coréia do Sul e Hong Kong completam a lista dos 5 maiores importadores de carne bovina do país, com participação de 15%, 13% e 7%, respectivamente.

É importante destacar que as exportação somadas de Hong Kong e a China somam 11%. A importância ganha destaque porque em 2017 os embarques de carne bovina dos Estados Unidos para a China foram liberados após longos 14 anos de embargo (clique aqui e saiba mais).

E em 2017 os acordos comerciais de carne bovina entre a China e os Estados Unidos tem ganhado destaque no setor. Isso porque os países assinaram um acordo comercial envolvendo US$1,2 bilhões em carnes (clique aqui).

Já a Figura abaixo ilustra a evolução dos embarques de carne bovina dos Estados Unidos para o Japão, maior importador de carne bovina do país ao longo da história.

 

maiores importadores de carne bovina
Fonte: Dados do USDA (adaptado por Farmnews)

 

Os Estados Unidos estão em busca de recuperar os patamares de embarques de carne bovina para o Japão observados no início dos anos 2000. A ocorrência do caso da vaca louca no país em 2003 causou enorme perdas no mercado de exportação para o mercado japonês!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo