Mercado

Cautela no mercado do boi gordo em 2018!

O mercado do boi gordo encerra o primeiro bimestre de 2018 marcado pela cautela.

Isso porque depois de um 2017 conturbado, o ritmo de negócios envolvendo boi gordo tem sido lento neste ano, de acordo com colaboradores do Cepea.

No geral, novos lotes de animais para abate são adquiridos apenas quando há necessidade por parte dos frigoríficos. Muitos destes compradores indicam que as vendas de carne no mercado atacadista ainda não se aqueceram. Nesse aspecto, vale destacar a forte queda nos preços da carne de frango e suíno nos 2 primeiros meses de 2018 que, pressionam ainda mais o consumo de carne bovina no mercado interno (clique aqui).

Já com relação as exportações brasileiras de carne bovina in natura, as vendas apresentaram bom ritmo nos 10 primeiros dias úteis de fevereiro.  Isso porque alias, já tinha apresentados dados de vendas positivos em janeiro de 2018 (clique aqui).

Quanto aos preços, com a baixa liquidez interna, a média do boi gordo no primeiro bimestre deste ano variou pouco frente à verificada no mesmo período de 2017 na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea, em termos nominais. Aliás, o Farmnews destacou o comportamento de preços do boi gordo, bezerro, milho e soja no acumulado desses 2 primeiros meses de 2018 (clique aqui).

O fato é que apesar dos preços do mercado do boi gordo seguir relativamente estável no ano, as cotações do milho e da soja dispararam em fevereiro.

Isso pode colocar pressão negativa nos custos de produção, especialmente da engorda confinada. E por falar em engorda confinada, clique aqui e confira o modelo de análise de custo de produção de bovinos confinados do ICBC-LAE.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O fato é que apesar de uma expectativa positiva quanto a exportação de carne bovina brasileira, a melhora do consumo interno é fundamental para o mercado do boi gordo ao longo do ano. Pois é, o ano de 2018 merece cautela e atenção (clique aqui).

Adaptado do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo