Mercado gourmet: experiências e prazeres da culinária de qualidade
O Foodnews trás aos seus leitores um assunto que tem ganhado cada vez mais importância no setor de alimentação fora do lar: o mercado gourmet.
O mercado gourmet tem se popularizado e uma das questões recentes é se o termo tem ganhado novo sentido. Em outras palavras, será que em um passado recente o mercado gourmet estava mais associado a alta gastronomia do que temos visto nos dias de hoje?
Antes vamos entender o significado de gourmet.
O termo gourmet, de origem francesa, é o nome que se dá um estilo de culinária mais elaborada, requintada e que atende as exigências do consumidor com gosto mais apurado em relação à qualidade e apresentação do prato ou da bebida.
O fato é que atualmente gourmet é um termo difundido em diversos idiomas e países e o conceito que envolve seu nome é amplo, sempre para falar sobre os prazeres da mesa com qualidade.
O mercado gourmet é um nicho bastante explorado que atinge desde os produtos mais caros e requintados como também alimentos mais populares.
Como visto, o mercado gourmet se expandiu para pratos e produtos mais comuns ao nosso dia a dia. Um hambúrguer, um brigadeiro gourmet são mais e mais comuns no nosso cotidiano. São formas de explorar um mercado consumidor mais experiente e aberto a novas experiencias gastronômicas, diferenciando produtos e pratos.
Com a maior popularização do mercado gourmet temos novas oportunidades e experiencias gastronômicas e isso acreditamos que é muito bem vindo. Mas temos visto um ponto importante que é o de distinguir o mercado gourmet da alta gastronomia, apenas para efeito de entendimento do assunto.
Claro, o objetivo não é entrar nessa questão, mas é importante não confundir a alta gastronomia com um mercado claramente em crescimento e cada vez mais presente, desde o hambúrger, a coxinha, o churros, a cerveja e muito mais.
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!