Mercado

Participação da China na exportação de carne bovina do Brasil passa de 50%

Em 2021 a participação da China na exportação de carne bovina do Brasil segue em forte alta e ultrapassa metade do faturamento nacional.

Pois é, a importância do mercado chinês para a exportação de carne bovina do Brasil aumenta de patamar a cada ano (Tabela). Isso porque em 2016 a China representava cerca de 15,0% do total da receita com a venda de carne bovina do Brasil no mercado exterior. Em 2021, esse valor subiu para quase 55,0%.

O Farmnews apresenta os dados da exportação de carne bovina do Brasil nos primeiros 4 meses de cada ano, ao longo da última década, de 2012 a 2021. Clique aqui e confira os valores de receita, embarques e preço médio no período!

A Tabela a seguir apresenta os dados de receita de exportação de carne bovina do Brasil e da importação chinesa, no acumulado até abril de cada ano, em bilhões de dólares e, a respectiva relação entre esses dados entre 2016 e 2021, segundo dados do MDIC.

participação da china na exportação de carne bovina

No acumulado parcial de 2021, até abril, a participação da China na exportação de carne bovina do Brasil foi de 54,8% e o mais alto já observado.

Em 2016, entre janeiro e abril, a China importou o equivalente a US$0,21 bilhão em carne bovina do Brasil e no mesmo período de 2021, esse valor subiu para US$1,18 bilhão, ou seja, um aumento de mais de 5 vezes em 6 anos.

Vale destacar que o aumento da importância da China no mercado de exportação de carne bovina do Brasil, embora seja positivo, como o reflexo no forte aumento das vendas (Tabela) revela o aumento do risco da dependência de um país, como já foi observado no passado no caso da Rússia.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Por mais que a China tenha um potencial enorme de crescimento no consumo de carne bovina, já que a demanda percapita do país asiático segue baixa (clique aqui), esse dado de concentração da exportação ascende um alerta e merece atenção.

E mudando de assunto, o Farmnews apresenta os dados do preço corrigido do boi gordo em abril dos últimos 10 anos, de 2012 a 2021. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo