O pinhão na culinária!
Um compêndio com 100 receitas de pinhão, doces e salgadas, testadas e avaliadas quanto ao seu valor calórico e aceitabilidade.
Eis um bom resumo do conteúdo do livro “O Pinhão na culinária”, publicação da Embrapa que acaba de ganhar sua terceira impressão.
Lançado originalmente em 2013, a obra foi um dos finalistas do Gourmand World Cookbook Awards 2015, considerado o Oscar da literatura gastronômica mundial. A nova impressão foi feita para atender a procura pela publicação.
Editado pela Embrapa Florestas (PR), e publicado pela Embrapa Informação Tecnológica, o livro é o resultado de um trabalho que envolveu ciência e prática culinária, incluindo a preparação e o teste de cada uma das receitas.
A publicação tem como autoras as pesquisadoras da Embrapa Rossana Catiê Bueno de Godoy e Cristiane Helm, as nutricionistas Maria de Fátima de Oliveira Negre e Geisa Liandra de Andrade de Siqueira da Escola Estadual Júlia Wanderley, de Curitiba (PR), e a técnica em nutrição e dietética, Lídia Maria Mendes, da mesma instituição de ensino.
Iguaria tipicamente brasileira, o pinhão é a semente da pinha, ou seja, o fruto da araucária (Auracaria angustifólia), espécie arbórea conhecida entre outros nomes, como pinheiro-do-paraná, pinha, pinheiro-brasileiro ou ainda por suas denominações indígenas curil, curi ou curiúva.
Essa espécie vegetal é encontrada na América do Sul, com ocorrência na Argentina, Paraguai e no Brasil a partir da região Sudeste. Comercializado, principalmente nos meses de junho e julho, o pinhão pode ser encontrado de março a agosto.
Além de dicas culinárias, o livro traz informações sobre o valor nutricional do pinhão. As 100 receitas, separadas entre doces e salgadas, são apresentadas com fotos dos pratos finalizados, a indicação dos ingredientes, modo e tempo de preparo, rendimento e calorias por porção.