Mercado

Poder de compra do pecuarista em setembro de 2020 frente a 2019

O Farmnews apresenta dados que revelam o poder de compra do pecuarista em setembro 2020 frente ao observado no mesmo período de 2019.

Afinal, como evoluiu a relação de troca em um ano de preço recorde para o boi gordo, tanto frente ao bezerro, como o milho e a soja?

Pois é, o Farmnews tem discutido que apesar dos preços recordes do boi gordo, o ano de 2020 tem sido de grande desafio, já que as demais commodities também operam em patamares recordes, elevando o custo de produção da atividade.

O Farmnews apresenta a série de preços corrigidos do boi gordo, segundo Cepea, corrigidos pelo IGP-M em mais de 20 anos de história. Clique aqui e confira!

A Tabela a seguir apresenta os dados da relação de troca da arroba do boi gordo frente ao bezerro e as sacas de milho e soja, segundo indicador Cepea, em setembro de 2019 e 2020.

poder de compra do pecuarista
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O fato é que em setembro de 2020 o poder de compra do pecuarista caiu para todos os indicadores avaliados, bezerro, milho e soja.

O preço das commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews em setembro de 2020 foram entre 57,0% e 63,2% mais altas que o valor nominal praticado no mesmo período de 2019, sendo que o boi gordo ficou com o menor ganho comparado ao bezerro, milho e a soja, o que explica a queda no poder de compra do pecuarista.

Acompanhe - O Farmnews indica!

O preço da soja, segundo indicador Cepea (Paranaguá-PR) foi o que apresentou a maior alta acumulada na parcial de 2020, fazendo cair a relação de preço da arroba por soja para o menor valor desde 2018 (clique aqui).

Vale destacar ainda que a relação de troca de milho por boi gordo alcançou, em setembro, sequência de 5 meses consecutivos acima de 4,0 sacas por arroba. Clique aqui e confira os dados mensais desde 2018.

A relação de troca de bezerros por boi gordo em setembro de 2020 foi a mais baixa para o período do ano. Apenas em 2015 o poder de compra do pecuarista foi tão baixo em setembro como em 2020. Isso porque apesar da melhora frente a agosto (clique aqui), a troca de bezerros por boi gordo em setembro de 2020 foi de 1,89 bezerros por boi gordo de 16,5@. Clique aqui e confira os dados!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo