Poder de compra do pecuarista: boi gordo por milho e soja

Confira a evolução do poder de compra do pecuarista, apresentando os dados históricos de quantas sacas de milho e soja se compram a partir da venda de uma arroba de boi gordo.
A análise da relação de troca de boi gordo por milho e soja, além de mostrar a relação de preços dessas commodities, indica também oportunidades para uma engorda intensiva. Por isso é importante ficar atento aos números!
A Figura abaixo apresenta a relação de troca de boi gordo por sacas de milho.

Ao longo dessa série histórica iniciada em 2006, o poder de compra do pecuarista foi, em média, de 3,6 sacas de milho para cada arroba de boi gordo. A mínima foi de cerca de 2,0 sacas e a máxima de 6,0 sacas de milho por arroba de boi gordo.
Entre 2014 e o início de 2015 essa relação de troca esteve no patamar mais elevado desta série, indicando uma maior valorização do boi gordo comparado ao milho neste período.
A partir do segundo semestre de 2015, contudo, o poder de compra do pecuarista despencou devido a forte alta no preço do grão.
E o poder de compra do pecuarista em relação a soja?
A segunda Figura apresenta a relação de troca de boi gordo por saca de soja.

No caso da soja, a amplitude de variação do poder de compra do pecuarista é menor comparado ao milho. Atualmente a relação de sacas de soja por arroba de boi gordo está acima da média histórica desta série, de 1,76.
O fato é que alguma melhora no poder de compra do pecuarista em relação ao milho e soja já pode ser observada, o que favorece a queda nos custos da engorda em confinamento.
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!
Excelente a reflexão proposta Dr. Ivan, muito obrigado!
Em minha, singela, opinião, a pecuária ao longo do tempo deve continuar trilhando o caminho que a agricultura tem passado, por modernização. As margens vão se estreitando e a saída, me parece ser, aumentar a produtividade por área, por animal, por tempo e etc.
Att.,
Gustavo.