Mercado

Preço corrigido do boi gordo em maio, dados de 2012 a 2022

O Farmnews apresenta a evolução do preço corrigido do boi gordo em maio ao longo dos últimos anos, desde 2012.

Afinal, como evoluíram os preços do boi gordo nos meses de maio, corrigidos pela inflação (IGP-M) em pouco mais de uma década, entre 2012 e 2022?

O consumo per capita de carne bovina na China em 2022 segue abaixo dos maiores países consumidores e também da média mundial. Clique aqui e saiba mais!

A Figura a seguir ilustra a evolução do preço do boi gordo, corrigido pelo IGP-M de maio de 2022, segundo dados do Cepea, nos meses de maio, entre 2012 e 2022.

preço corrigido do boi
Fonte: Dados do Cepea e FGV (adaptado por Farmnews)

O preço corrigido do boi gordo caiu em maio de 2022 quando comparado ao mesmo período de 2021, após 3 anos consecutivos de alta.

Isso porque o valor de R$323,09 por arroba observado em maio de 2022 ficou abaixo da média corrigida de maio de 2021 (R$343,75 por arroba).

Vale lembrar que apesar da exportação recorde de carne bovina em 2022 (clique aqui), o preço do animal para o abate foi pressionado em maio também pelo efeito do clima. No acumulado do ano, até o final de maio, o preço do boi gordo apresenta queda de 3,9% (clique aqui) e o segundo mês consecutivo de queda.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Contudo, apesar das recentes quedas em abril e maio, o mercado futuro do boi gordo para vencimento em outubro de 2022 segue em recuperação após alcançar a mínima em maio. Clique aqui e confira!

O fato é que o mercado de exportação de carne bovina segue com boas perspectivas, estimulada com um consumo mundial de carne bovina em alta e com expectativa de recorde em 2022, especialmente devido a demanda chinesa. No Brasil, contudo, a expectativa é de uma recuperação lenta, com o menor poder de compra do consumidor doméstico.

A expectativa para 2022 é que o consumo mundial de carne bovina alcance novo recorde. Clique aqui e confira os dados!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo