Mercado

Preço corrigido do boi gordo entre 2000 e a parcial de fevereiro de 2022

O Farmnews destaca para a evolução mensal do preço corrigido do boi gordo entre o ano 2000 e a parcial de fevereiro de 2022.

Afinal, como tem se comportado os valores da arroba do boi gordo (Cepea) corrigidos pela inflação (IGP-M de jan.-22) ao longo de mais de 20 anos?

Vale destacar que desde julho de 2020 o preço corrigido do boi gordo segue acima do patamar de R$300,0 por arroba, com exceção da queda pontual em outubro de 2021 quando as exportações de carne bovina do Brasil para a China foram temporariamente suspensas (Figura).

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do preço corrigido pelo IGP-M da arroba do boi gordo (Cepea) entre os anos 2000 e a parcial de fevereiro de 2022.

preço corrigido do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea e FGV (adaptado por Farmnews)

O preço corrigido da arroba do boi gordo segue nos maiores patamares históricos desde a segunda metade do ano 2020.

Pois é, o preço do boi gordo segue por quase 2 anos consecutivos nos maiores patamares históricos (claro, como dissemos, com exceção do ponto fora da curva em outubro de 2021). E os dados históricos mostram o movimento cíclico de preços de altas e baixas que tem como gatilho o comportamento de preços do bezerro, uma vez que o estímulo da atividade de cria determina o ritmo de oferta de vacas para o abate.

Vale lembrar que ao longo dos últimos anos com os preços recordes do bezerro a cria foi fortemente estimulada, restringindo a oferta total de animais para abate.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E cabe destacar que a taxa de abate de vacas em relação ao total de bovinos abatidos no 3° trimestre de 2021 foi a menor para o período ao longo da história! Clique aqui e confira!

E desde o final de 2021 o preço do bezerro segue acumulando quedas, ainda que modestas, o que pode servir de um sinal de alerta com relação ao comportamento futuro de preços do boi gordo. E vale destacar que não estamos sugerindo um movimento de queda, pois isso vai depender também da demanda por carne bovina, tanto interna como externa. Mas, cabe ficar atento ao comportamento do preço da reposição. E já que estamos falando em bezerro, clique aqui e confira o comportamento de preço da categoria ao longo dos últimos anos!

O mercado futuro do boi gordo segue abaixo dos valores praticados no físico em fevereiro de 2022, tanto para vencimento em maio como novembro. Clique aqui e saiba mais!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo